Pode parecer um assunto sem importância, mas a falta da manutenção adequada no condomínio pode gerar aumentos significativos na taxa condominial e até mesmo rateios extras.
Pra que não haja esse problema no seu condomínio, é importante verificar como o síndico lida com a gestão dessas manutenções. De modo geral ele guarda consigo tal controle através de planilhas do tipo Excel ou mesmo nos aplicativos de celular. Todos os itens do prédio devem estar listados bem como o prazo para a manutenção de cada um.
Muitas vezes o condomínio possui contratos mensais com alguns prestadores de serviços que fazem as manutenções preventivas como a dos elevadores, dos portões, das bombas, dos extintores, da academia etc. A correta manutenção vai contribuir para que, quando chegar na época de renovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), o condomínio não precise despender de uma soma grande para a sua adequação ou manutenção.
Além disso, pode ser que o seu condomínio ainda esteja em garantia (ou parte dele) e a não correta manutenção de acordo com os manuais recebidos da construtora pode significar perda de garantia e consequente custo extra para o condomínio.
Diante de tantas responsabilidades, é cada vez mais necessário que os síndicos estejam capacitados para exercer a sua função. A má administração pode custar muito caro para todos os condôminos.
Fique atento e acompanhe de perto a gestão do seu condomínio!
Márcio Spimpolo
CEO da empresa Directa Gestão Condominial; graduado em Direito pela UNIP; pós-graduado pela Escola Superior de Direito em Direito Imobiliário, Direito Civil e Direito Processual Civil; Advogado especialista em Direito Condominial; Sócio-Diretor do escritório S&A Spimpolo & Advogados Associados.